ARALIACEAE

Hydrocotyle langsdorffii DC.

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Hydrocotyle langsdorffii (ARALIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

0,00 Km2

AOO:

4,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Distribuída no Sul e Sudeste do Brasil, nos Estados deSão Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fiaschi, 2012). No entanto, em São Paulo e Rio de Janeiro é representada apenas por duas coletas antigas (Corrêa; Pirani, 2005); a aproximadamente 300 m de altitude (CNCFlora, 2011).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,iii)
Categoria: EN
Justificativa:

<i>Hydrocotyle langsdorffii</i> é uma espécie herbácea com registros de ocorrência no Estado de Santa Catarina e, possivelmente, nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (nestes dois últimos é representada por duas coletas antigas não incluídas no banco de dados). Apresenta uma EOO de 282,29 km² e habita áreas de Mata de Araucária, sujeitas a declínio contínuo da qualidade do habitat. A região encontra-se severamente fragmentada e seus remanescentes florestais não perfazem mais de 1% da área original. Devido a sua distribuição restrita, ?<i>H. langsdorffii</i> foi avaliada como "Em Perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em Prodr. [A. P. de Candolle] 4: 60. 1830.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em mata de Araucária (Corrêa; Pirani, 2005).
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland
Detalhes:

Ameaças (4):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced) high
NoBrasil, a área original de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucária),era de aproximadamente 200.000 a 250.000 km², ocorrendo com maior intensidadenos Estados do Paraná (40%), Santa Catarina (31%), Rio Grande do Sul (25%),apresentando manchas esparsas no sul de São Paulo (3%), internando-se até o sulde Minas Gerais e Rio de Janeiro (1%). Esta formação vegetacional, típica daregião sul do Brasil, abriga componentes arbóreos de elevado valor comercial,como a Araucaria angustifolia(pinheiro) e Ocotea porosa (imbuia),por isso esta floresta foi alvo de intenso processo de exploração predatório.Atualmente os remanescentes florestais não perfazem mais do que 1% da áreaoriginal, e suas espécies arbóreas estão relacionadas na lista oficial deespécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. A Floresta Ombrófila Mistateve significativa importância no histórico de ocupação da região sul, nãosomente pela extensão territorial que ocupava, mas principalmente pelo valoreconômico que representou durante quase um século. No entanto, a intensidade daexploração madeireira, desmatamentos e queimadas, substituição da vegetação porpastagens, agricultura, reflorestamentos homogêneos com espécies exóticas e aampliação das zonas urbanas no sul do Brasil, iniciados nos primeiros anos doséculo XX, provocaram uma dramática redução da área das florestas originais naregião (Medeiros et al., 2005).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.1 Agriculture high
Agricultura
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.7 Fire medium
​Queimadas
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1.3.3 Wood high
exploração madereira

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Citada como "Vulnerável" (VU) na Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).